31/03/2010

Aulas de Origami

Olá pessoal,
O que começou com uma simples aula de origami para uma amiga, tá se tornando um encontro semanal, onde tenho oportunidade de ensinar e aprender mais sobre origami ao lado de bons amigos. Então, pra quem quiser trocar uma idéia sobre origami, estamos nos reunindo no hall da Ufam, às terças e quintas, enquanto eu estiver com horário livre. Lembrando que não cobro nada por essas aulas e que basta levar algumas folhas de papel e começar a dobrar! Qualquer informação é só manda um e-mail pra o endereço que está no menu direito. Nesse dia aprendemos a fazer móbiles com Sonobe e também dobramos um Urso de John Montrol. Ah, também teve um rapaz chamado Helder que nos viu dobrando e fez um besouro que desconheço a autoria. O resultado:


Abraços dobrados!

25/03/2010

Dragões


Olá pessoal,
Esses foram os Dragões que dobrei no post: Curso de Origami On-line, onde falei do blog do Tico. Nem ia postar essas fotos porque são para uma camisa que a gente recebe no final do curso. Fiquei até com medo de escrever sobre isso, imagino o trabalho que deve ser pra fazer uma camisa pra todos que completarem o curso (coitado do Tico), mas adorei o incentivo, afinal, estou louco pra terminar meu curso e receber a camisa! Então, já que estou sem câmera resolvi postar logo essas fotos, além do mas, elas elas ficaram legais! O bom é que vocês também podem ter uma prévia do lhes espera no curso!
Ah, lembrando que os diagramas estão no blog do Tico.
Boas Dobras!
 


Dragon
Silver Razor
Cartoon Dragon
Perry Bailey






Dragon Volador 
Manuel Cuervo Soto









Dragon I
Ian Mitchell






Drago 
Mauro Pucci

23/03/2010

Artes

 

Olá pessoal,
Hoje resolvi acrescentar um pouco mais de vigor à minha arte, trazendo um pequeno poema de minha autoria, além é claro desse pequeno origami - que eu não sei o nome porque tá em japonês - do livro Floral Globe Unit, da bendita Tomoko Fusè. Espero que gostem. Abraços!


Obra de Arte

Eterna vontade de ganhar a liberdade
Ciente de que não pode ser alcançada
Nesses rumos que a vida me leva
Impulsionam-me os hábitos insistentes da curiosidade
De saber se, tal qual as molduras que envolvem os quadros,
Estou eu entre a vida e a morte,
Angustiantes certezas dos limites da existência
Emoldurando o que me há de mais belo
Selando a obscuridade do meu ilimitado
Exibindo o lado mais profundo do ser
Sentimentos exalados da minha subjetividade
Onde nasce: uma obra de arte.


Ítalo Gabriel
01/09/09

16/03/2010

Pegasus


Olá pessoal,
Este foi o primeiro origami do Satoshi Kamiya que consegui dobrar, ele está no livro Works of Satoshi Kamiya,  é um pouco trabalhoso de fazer, mas o resultado vale realmente a pena, suas asas são bem detalhadas, o que lhe dá um toque especial. Só não ficou muito firme com o papel Kraft 50x50 cm que usei, mas farei outras tentativas com diferentes papéis.
Abraços a todos!

Diagrama:

Pegasus - Satoshi Kamiya: Rapidshare

14/03/2010

Curso de Dragões On-line

Curso de origami pela internert? Sim origamigos, um excelente curso de origami no Blog Desdobrei de um brasileiro chamado Tico Volpato. No decorrer desse curso você pode optar por dobrar dragões  ou borboletas desde o nível fácil até os mais complexos. Eu resolvi começar pelos Dragões e como prometido, aí está  o resultado do Módulo 1 (o nível mais fácil).

Nesta foto, além dos dragões, temos dois outros origamis: a versão da Ômega Star de David Brill (a do meio) que utiliza apenas uma folha de papel e o outro (que tá no fundo) é uma  estrela de autoria da Tomoko Fusè do livro Origami Modulare.

 Diagramas:

Ômega Star
Estrela - Tomoko Fusè


Obs.: Tanto os diagramas dos Dragões como as informações sobre o curso estão disponíveis no blog do Tico.

Abraços a todos!

12/03/2010

Uma manada de T-Rex!

Fotos e fundo: Ítalo e Murana
Olá pessoal,
Melhor que dobrar é dobrar com amigos, e foi o que aconteceu ontem na Ufam. Eu, Murana, Luciana, Felipe, Belo e Dany, exceto Rodrigo (que só olhou), decidimos que iríamos dobrar o Tyranossauro Rex do John  Montroll, um origami intermediário bem tranquilo de dobrar. Alguns tiveram dificuldade, pois ainda não tinham noção das dobras bases, mas foi uma boa oportunidade para aprendê-las. E como sempre tem um fominha, nesse caso uma, a Murana dobrou foi dois T-Rexs, que são esses verdes na foto. O meu é o amarelo, o laranja é da Lu, o cinza mais escuro eh do Belo e os outros dois não sei de quem é quem, mas um é do Felipe e o outro é da Dani. Ficamos tão empolgamos  com os origamis que esquecemos de tirar foto do pessoal, mas voltaremos a dobrar juntos em breve, quem sabe não surge mais um grupo de origami no Brasil não eh?!

Diagrama:


Abraço a todos e até a próxima!

10/03/2010

Kusudama Vênus


Olá pessoal!
A cada postagem fico mais animado com esse blog e com mais vontade ainda de dobrar. Esse origami já fiz há algum tempo, foi presente de aniversário da minha irmã, e se chama Kusudama Vênus, bem parecido com o Plutão/Pluto (só que com as pontas para dentro).
Muita gente já me perguntou o que são as Kusudamas, então aí vai: são bolas  decorativas de papel, que originalmente, na cultura japonesa, eram utilizadas como saquinhos para colocar ervas com fins medicinais, o que explica o nome em japonês KUSU (medicina) + DAMA (bola), diferente dos origamis tradicionais - que utilizam apenas uma folha de papel - as Kusudamas utilizam várias folhas, variando sua quantidade de acordo com o modelo, neste, temos 40 quadrados costurados.


Diagrama:


Kusudama Vênus: Rapidshare

Até mais!