30/04/2010

The Michael Shall Butterfly


Olá pessoal, desculpem a demora para postar novamente, é que tem muita coisa acontecendo, mas como sempre, jamais deixo de dobrar, tô com muitas novidades, ainda vou parar e postar direitinho, estou devendo uns diagramas por aqui, mas já resolvo isso também!
Essa borboleta é do livro Michael G. LaFosse - Origami Butterflies feita com papel estampado do 1o congresso Latino Americano de Origami em Bogotá, presente do amigo Daniel!
 Abraços dobrados!

Diagrama:

Michael Shall - Butterfly: Rapidshare


20/04/2010

Que dia, que tristeza....


Homenagem ao meu avô Fernando Benjamim
 
A ti que correu depressa
Tanto quanto esse tempo te levou a força
sinto saber tão pouco sobre tua vida
E agora que chegou o fim
Juro não ter sido por querer


Não quero lamentar o não feito
Mas quero compartilhar o que nos aconteceu
Aquele momento em que te vi já ido
Em que minha mão forte levantou o teu frágil corpo
Outrora  mais forte que o meu


As vezes penso melhor no teu subito fim
talvez tenha sido bem melhor para ti
Levarei comigo os curtos momentos que passei ao teu lado
Desse pouco contato, as histórias absurdas
As velhas piadas, o fusca velho na garagem,
As crocodilagens, as marcas do Benjamim


E do caminho que seguimos longe
Carrego a energia da tua força em mim
O rastro daquilo que foi
E agora renasce por fim
Pois já que tudo se tranforma
Então o fim não é só onde tudo termina
Mas é onde o novo, tem a sua chance de começar.


Ítalo Gabriel (20/04/2010)

Diagrama:

Cavalo - Aníbal Voyer

16/04/2010

Sonobe Vazado - Paolo Bascetta



Olá Pessoal,
Perdoem-me pela demora nas postagens, é que estou com alguns probleminhas técnicos em relaçao à câmera, mas o importante é que estou sempre dobrando e sempre que puder deixarei as fotos por aqui!
Esse é um origami de Paolo Bascetta, não sei informar-lhes o nome do livro que está o diagrama, - ainda vou aprender Japonês! - mas eu posso explicar como ele funciona: é um Sonobe feito na diagonal, só isso, só o ângulo muda, ao invés de dobrá-lo ao meio, dobro na diagonal, que serve pra abrir um pouco mais as pontas, deixando o sonobe vazado. Bastante interessante e muito bom de dobrar!
Ah, agora também tenho um Flickr, pra quem quiser ver mais fotos: www.flickr.com/photos/origamitalo


Diagrama:

Sonobe Vazado - Paolo Bascetta: Rapidshare

Espero que tenham curtido!
Abraços dobrados!

07/04/2010

Origami Tessellation


A cada dia que passa fico mais admirado com essa maravilhosa arte que é origami. Lembro quando conversei, no mês de setembro de 2007, com minha amiga Cláudia ( Blog Pano e Papel) pelo msn e resolvemos criar uma comunidade no orkut chamada Origami Manaus e saímos divulgando por aí. Depois de um tempo decidimos marcar nosso primeiro encontro que aconteceu na praça do Largo São Sebastião. A partir daí não pararam mais, os encontros se tornaram semanais e até hoje o grupo se reúne pra dobrar. Acontece que passei um bom tempo afastado do grupo, enquanto isso eles realizaram inúmeras oficinas, entrevistas, exposições, palestras, participaram até do Encontro Nacional de Origami, que foi onde descobriram o Origami Tesselation - mais informações no Blog Origami Manaus. Então, depois de muito tempo afastado deles, resolvi fazer-lhes uma visita, foi aí que fiz o meu primeiro Tesseletion, consegui um livro maravilhoso do Eric Gjerde - Origami Tessellations Awe-Inspiring Geometric Designs, que o Wilson (Blog Dobras Inspiradas) me emprestou.
O Origami Tessellation funciona por meio de uma grade de linhas bases que são trabalhadas posteriormente da forma que você quiser, dando a oportunidade de criar variadas formas geométricas incrivelmente lindas...e trabalhosas! Esse tessellation da foto é o Star Puff , não é um dos mais complexos, mas levei 3 horas pra dobrá-lo, sendo que 2 horas só fazendo as divisões da grade. Mas o trabalho compensa, não tem quem olhe e não admire a beleza e a complexidade desse estilo de origami.
Recomendo a todos que fazem origami a um dia tentar dobrar um tessellation, pois requer muita concentração e é um excelente treino de habilidade!
Então, por hoje é só, quero mandar um abraço especial a todos os amigos do Origami Manaus e  dizer que estou ansioso pelo nosso próximo encontro. No mais é isso, até mais!
Star Puff - Frente

Star Puff - Verso

06/04/2010

Star Sea e Tomoko Box

Após receber o diagrama da amiga Rosângela que conheci blogando, prometi que faria um post do Star Sea, então cá está!
O Star Sea é um kusudama bem simples de dobrar e de montar, levando trinta peças, traz uma montagem diferente de outros modulares que já tinha visto, pois os encaixes ficam todos do lado de dentro do kusudama, o que dificulta um pouco o encaixe da última peça, mas que também é responsável por esse magnífico show de estrelas! Já essa caixa é uma obra de Tomoko Fusè do livro Fabulous Origami Boxes, que realmente traz muitas caixas fantásticas!




Abraços dobrados e até a proxima!
  
Diagramas:
Star Sea: Rapidshare
Tomoko Box - Lamp-shaped Bowl With a Knob: Rapidshare