31/05/2010

Eita dor de cabeça!


E aí povo!
Tão vendo esse tatuzinho de jardim? pois é, esse camarada aí parece bastante inocente, mas ele me deu uma tremenda dor de cabeça! Imaginem a cena: depois de três horas dobrando minunciosamente, cuidadosamente e carinhosamente esse maldito, no final ele resolve rasgar bem no meio! E olha que eu tomei muito cuidado pra isso não acontecer, pois já o tinha dobrado uma vez e a mesma coisa tinha acontecido, tanto que dessa vez usei um papel melhorzinho, o tal do sanduíche, mas novamente não deu muito certo, dá até pra vocês verem uma fitinha colada na parte traseira dele... Mas tudo bem, até que ele ficou legal na foto! Vocês podem ver alguns detalhes dele abaixo:

Nome: Pill Bug  (o tatuzinho de jardim)
Autor: Robert Lang
Livro: Origami Insects Volume 2
Papel Utilizado: Sanduíche
Tamanho do papel: 35 x 35 cm
Tamanho final do origami: 11,5 x 6 cm
Tempo de Execução: de 3 a 4 horas
Nível:  Complexo

E aqui vocês podem ver a parte de baixo dele:


Bom, espero que mesmo rasgado vocês tenham gostado! Ah, estou com problemas quanto ao rapidshare para disponibilizar os diagramas pra vocês, mas já vou resolver isso, incluíndo o diagrama desse chatinho aí! rsrs
Abraços a todos e até mais!

Diagrama:

Pillbug - Robert Lang : Rapidshare

28/05/2010

Acrocinus Longimanus


Olá!
Depois de algumas horas fazendo papéis sanduíche, resolvi dobrar este besouro do Robert Lang, que está no seu livro Origami Insects Volume 2. O Acrocinus Longimanus (nome científico) não é muito difícil de dobrar pois seus passos são bem repetitivos, algumas sessões de box pleating o tornam um pouco trabalhoso e frágil, mas depende muito do papel que você usar.
Pela experiência que tive ao dobrá-lo, achei que não fica legal com papel sanduíche, mas tornarei a fazê-lo com outros tipos de papel.
Depois deixo o diagrama aqui pra quem quiser tentar!
Abraços dobrados a todos.

24/05/2010

Origami e Matemática


Olá pessoal!
É notável a presença da matemática em nossas dobras. Sem a geometria o origami não seria nada. Por esse motivo é que resolvi buscar fontes que me ajudassem a entender melhor o que se passar por trás da prática da geometria (que é o origami), ou seja, a teoria da prática.
O livro de Carlos Genova – Dobras, Contas e Encantos, como o próprio nome diz, ensina a arte do origami passo a passo, explicando-os matematicamente, o que é muito importante para o entendimento da arte e uma boa alavanca para o processo de criação, ainda mais porque os materiais que encontramos que ensinam o origami e a matemática de suas formas, são todos de produção estrangeira. Vejam o que o matemático Yukio Okuhara diz a respeito do livro:
“ Não é um tratado científico, o que seria de interesse restrito, pois carece de fundamentações teóricas. Mas é um trabalho de um leigo em matemática que, por meio de práticas, vivências e observações, isto é, usando o método empírico, chegou a conclusões que muitos que seguiram pelo uso do ‘rigor acadêmico’, nem ‘rasparam’ ou chegaram perto das mesmas constatações. Mais que ‘brincadeiras’ ou ’passatempo’ de criança, o autor nos coloca diante das ‘leis matemáticas’ que ditam as precisões da dobradura. É uma abordagem pioneira em território nacional. Corajoso e louvável. Aos que queiram o desenvolvimento e o tratamento de um ‘método científico’ de justificativas, fica aqui um convite a novos desafios. Diz um ditado chinês que ‘toda longa caminhada começa no primeiro passo’. Já foi dado o primeiro. Quem deseja seguir a diante?”
Sem dúvida é um ótimo livro com Diagramas bem legais!
Esse é o 'Bruxo e o Livro' que está na capa:



e essa é a capa:

21/05/2010

Sorteio de Móbiles no blog do Víctor

Olá pessoal,
Fiquei sabendo por meio do blog da Noêmia ( Arte Dobras e Cia) que acontecerá, amanhã, o sorteio On-line desses lindos móbiles no blog ORIGAMI-GAMI de um rapaz  de São Paulo chamado Víctor. Para participar bastar deixar um comentário com algum endereço de e-mail ou blog para contato. E para aqueles que tem um blog, terão direito a dois bilhetes, basta divulgar em seu blog, que é o que estou fazendo! Boa sorte a todos que participarem e parabéns Víctor pela inauguração do blog!

18/05/2010

Encontro Origami Manaus

Neste final de semana que passou, mais uma reunão do Grupo Origami Manaus aconteceu, dobramos de 16h até quase 21h, comemos muito doce e trocamos muitas idéias. O melhor de tudo foi que aprendemos a dobrar algumas peças que nossa amiga Cláudia (blog Pano e Papel) criou, e  que já vieram com nome e tudo! Como dobramos todas as peças juntos, eu fiquei só com essas duas da foto, mas tenho certeza que vocês poderão ver o restante das criações da Cáu por aqui brevemente.
Ah, lembrando que o encontro deste mês vai acontecer neste domingo (dia 23) às 14:30 na Escola Mayara Redman Abdel Aziz na Av. Paraíba, em frente ao posto da Shell. Não tem como errar!

 Esse aqui é o Ofídea, uma criação de Cláudia de Lucca:



E esse é o mesmo Kusudama do Post Anterior (ainda não econtrei o nome dele), só que com doze peças:

 
Abraço especial a todos do Origami Manaus: Ará (obrigado pelos presentinhos, adorei!), Cláudia,  Elineuza, Daniel e Wilson! Muito divertido dobrar com vocês, nunca ri tanto na vida...rsrs

Obs.: Essas peças foram dobradas por mim, pelo Wilson e Elineuza!

Abraços e até mais!

12/05/2010

Encomendas do Dia das Mães




















Essas foram algumas encomendas que fiz para o dia das Mães. O origami das fotos da esquerda e acima é do livro da Tomoko Fuse - New Kusudama Origami, não sei o nome da peça, procurei pela internet mas não encontrei, então quem souber me avise por favor. Ele é um modelo um pouco chato de montar, mas acho que foi porque utilizei um papel muito pequeno e também usei cola, mas ele deve ficar bem firme sem. As dobras são feitas em um retângulo de 2x1, o que é muito bom pra quem gosta de economizar papel, por isso pude utilizar os papéis de Bogotá.
Acho que nem preciso falar sobre o origami que está à direita não é?! A mania que me persegue...o Electra, feito de quadrados 5x5.
Espero que tenham gostado, para quem estiver interessado nos origamis, é só mandar um e-mail para o endereço que está no menu direito do blog!
Até mais!


 




01/05/2010

e a mania não pára!


Essa foi uma encomenda para meu amigo Rafael, que teve a idéia de fazer um electra bem grande com quadrados de 21 cm, só fiz complementar a idéia colocando uma variação do Sonobe dentro do electrão e o resultado foi esse mega show de cores! Acho o electra um modular realmente interessante, um dia ainda crio uma variação decente dele, pois minha última tentativa foi um pouco frustrante, disperdicei muito papel para fazer um detalhe que não ficou muito interessante, mas como sou brasileiro e chato, não desisto nunca! rsrs
Abraços