Simbologia


Os Símbolos usados nos Diagramas

O origami, como vocês sabem, é uma arte milenar, tão antiga quanto o surgimento do papel. Ela foi desenvolvida no Japão e no séc. 17 tornou-se bastante famosa a partir da publicação dos primeiros livros sobre o assunto. No entanto esses livros não tinham um sistema universal de liguagem que permitisse a todos o compreender facilmente, ou seja, cada criador de cada modelo tinha sua linguagem de construção. Mas em 1956, o Origamista considerado Pai do Origami Moderno, Akira Yoshizawa teve a brilhante idéia de universalizar esses símbolos em um único Sistema: Yoshizawa - Randlet. Esses sistema foi sendo aperfeiçoado ao longo do tempo e cada movimento do papel adquiriu um nome próprio, vejamos:


Simbologia

Vamos começar pelos símbolos que aparecem nos diagramas, eles são basicamente feitos de setas e retas. Elas indicam a direção e o tipo de dobra a ser feita.

Esses são os símbolos base para começarmos a dobrar, sozinhos eles não parece significar tanto, mas na página de Dobras Básicas vocês entenderão melhor a aplicação deles.