29/09/2010

Macramé - A arte dos nós!

O Macramé é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. O macramé tem duas formas mais conhecidas de trançado: o ponto "festonê" e o ponto "nó duplo", no primeiro dois fios são usados um esticado e o outro enlaça formando nós, no segundo três fios são usados um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.
A palavra macramé significa "nó". Há versões que dizem que a palavra vem do árabe, outras do turco, outras ainda do francês. Mais provavel é a origem do árabe migramah, que significa franja ornamental. Com a conquista da Península Ibérica, a técnica foi introduzida na Espanha e depois por toda a Europa. É uma arte que se originou na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objectos. Foi difundida no mundo por marinheiros que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos que permutavam nos locais onde desembarcavam.
Fonte do texto: Wikipédia

O macramé é sem sombra de dúvidas uma belíssima arte. Assim como origami, utiliza-se das habilidades dos dedos para criação de várias formas geométricas.
Já havia um tempo que tinha a curiosidade de aprender essa arte, mas só há um mês que tive meu primeiro contato com ela. Essas são algumas pulseiras que fiz esses dias. Tem um site em inglês que ensina, a partir de imagens. Têm também vários vídeos no Youtube. Foi assim que aprendi. Deixo o link do site pra quem quiser aprender:

http://www.free-macrame-patterns.com/

A confecção de pulseiras é chamada de micro-macramé, já que existe uma infinidade de coisas que podem ser feitas em macramé.

Abraços!!

3 comentários:

  1. As pulseiras estão lindas! =)
    E aquela mais grossa ali tem até história. rsrs

    - Pra quem não queria ser hippie, como eu sugeri, vc está indo mto bem. Caronas, macramê, amor... rs

    Amo-te! ^^

    ResponderExcluir
  2. Achei a arte muito interessante mas também difícil. Vc não sabe um site que ensine Macrame em Português?

    ResponderExcluir
  3. what wonderful work you have! Your blog has been very inspiring to myself and many others I am sure. I write a blog completely dedicated to macrame, and you can check it out if you are interested to learn how to macrame:

    http://www.macramelovers.com/blog/how-to-macrame/macrame-2/

    ResponderExcluir