24/05/2010

Origami e Matemática


Olá pessoal!
É notável a presença da matemática em nossas dobras. Sem a geometria o origami não seria nada. Por esse motivo é que resolvi buscar fontes que me ajudassem a entender melhor o que se passar por trás da prática da geometria (que é o origami), ou seja, a teoria da prática.
O livro de Carlos Genova – Dobras, Contas e Encantos, como o próprio nome diz, ensina a arte do origami passo a passo, explicando-os matematicamente, o que é muito importante para o entendimento da arte e uma boa alavanca para o processo de criação, ainda mais porque os materiais que encontramos que ensinam o origami e a matemática de suas formas, são todos de produção estrangeira. Vejam o que o matemático Yukio Okuhara diz a respeito do livro:
“ Não é um tratado científico, o que seria de interesse restrito, pois carece de fundamentações teóricas. Mas é um trabalho de um leigo em matemática que, por meio de práticas, vivências e observações, isto é, usando o método empírico, chegou a conclusões que muitos que seguiram pelo uso do ‘rigor acadêmico’, nem ‘rasparam’ ou chegaram perto das mesmas constatações. Mais que ‘brincadeiras’ ou ’passatempo’ de criança, o autor nos coloca diante das ‘leis matemáticas’ que ditam as precisões da dobradura. É uma abordagem pioneira em território nacional. Corajoso e louvável. Aos que queiram o desenvolvimento e o tratamento de um ‘método científico’ de justificativas, fica aqui um convite a novos desafios. Diz um ditado chinês que ‘toda longa caminhada começa no primeiro passo’. Já foi dado o primeiro. Quem deseja seguir a diante?”
Sem dúvida é um ótimo livro com Diagramas bem legais!
Esse é o 'Bruxo e o Livro' que está na capa:



e essa é a capa:

Um comentário:

  1. Realmente amigo a matemática tá relacionada diretamente com cada dobra de papel no intuito de criar uma figura.
    Então nada de deixar a matemática.
    bjao
    ass...Flávia

    ResponderExcluir